Entrada > Ensino > CURSOS > CTeSP > ESTG > Curso Técnico Superior Profissional em Serviços Jurídicos

Curso Técnico Superior Profissional em Serviços Jurídicos

O Curso Técnico Superior Profissional em Serviços Jurídicos tem o seu enfoque principal na formação destinada ao exercício de uma atividade profissional, facilitando a inserção no mercado de trabalho competitivo e exigente.

Numa região como a do Tâmega e Sousa e zonas circundantes, onde se sentem carências de oferta formativa a nível superior, um curso superior profissionalizante assume-se, claramente, como uma forma de colmatar as necessidades de mão-de-obra qualificada, cada vez mais prementes.

Assim sendo, com o Curso Técnico Superior Profissional em Serviços Jurídicos, perfeitamente enquadrado na dinâmica do ensino politécnico, estar-se-á a contribuir para a realização da missão da Escola estatutariamente definida: ?Ser um elemento fundamental e catalisador do desenvolvimento das regiões do Vale do Sousa, Baixo Tâmega e circundantes, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e bem-estar social destas, através da formação superior de cidadãos de elevada competência profissional, científica e técnica, da investigação e da prestação de serviços à comunidade?.

Além disso, o Curso Superior Técnico Profissional em Serviços Jurídicos insere-se na estratégia da Escola que consiste na oferta de formação diversificada (CTeSPs, Licenciaturas e Mestrados) nas suas quatro áreas científicas fundamentais (Ciências Empresariais, Informática, Ciências Jurídicas e Sociais e Segurança e Saúde). Com esse objectivo, a Escola tem para oferecer, na área dos cursos jurídicos, a licenciatura em Solicitadoria e o Mestrado em Solicitadoria. 

O Técnico Superior Profissional em Serviços Jurídicos possui um conjunto de competências técnicas que o habilitam a planear e coordenar o trabalho administrativo de um gabinete/departamento jurídico, nomeadamente, o atendimento ao público, a elaboração de documentos, a informação contabilística e a faturação, a agenda do gabinete e o arquivo, o cumprimento de prazos e o pagamento de taxas de justiça e outras e a ida a repartições públicas e tribunais.

Especificamente, um diplomado deste curso será capaz de desenvolver as seguintes atividades:

-Organizar e coordenar o trabalho administrativo e contabilístico de consultadoria e contencioso jurídico;

-Coordenar o atendimento ao público e a execução de tarefas administrativas;

-Planear e gerir o tratamento da informação contabilística e da faturação;

-Gerir a carteira de clientes e a agenda dos profissionais/quadros;

-Controlar e gerir as tarefas e atos/diligências inerentes a procedimentos administrativos e processos judiciais;

-Controlar e gerir prazos e pagamento de taxas, emolumentos e custas relativas a procedimentos administrativos e processos judiciais;

-Organizar o arquivo e a gestão interna de procedimentos administrativos e processos judiciais;

-Elaborar e dar entrada de requerimentos de registo comercial, predial, automóvel e civil;

-Gerir e organizar o fluxo de informação dentro do escritório/empresa que coordena, nomeadamente recorrendo ao uso dos meios informáticos;

-Organizar e gerir o arquivo de legislação e de documentação jurisprudencial e doutrinal da instituição/organização.

 

Diurno
380 Direito
Número: R/Cr 19/2016
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: Aviso n.º 3579/2018
Data:
19/03/2018
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Atendimento e Relações Públicas 1º Semestre 4.0
Contablilidade e Operações Financeiras 1º Semestre 6.0
Direito Contraordenacional 1º Semestre 4.0
Ética e Deontologia 1º Semestre 4.0
Língua Portuguesa 1º Semestre 4.0
Noções Elementares de Direito 1º Semestre 6.0
Direito Civil 2º Semestre 6.0
Informática Administrativa e Contabilística I 2º Semestre 6.0
Organização e Procedimento Administrativo 2º Semestre 6.0
Práticas de Secretariado 2º Semestre 6.0
Práticas Processuais Declarativas 2º Semestre 6.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Informática Administrativa e Contabilística II 1º Semestre 6.0
Práticas de Fiscalidade 1º Semestre 6.0
Práticas de Registos e Notariado 1º Semestre 6.0
Práticas Forenses, Taxas e Custas 1º Semestre 6.0
Práticas Processuais Executivas 1º Semestre 6.0
Estágio 2º Semestre 30.0
Secretariado jurídico em gabinete de Advogados, Solicitadores, Imobiliárias, Departamento Jurídico e/ou de Recursos Humanos de uma empresa ou entidade pública, entre outras.

Podem-se candidatar os seguintes grupos: . - Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; - Estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa; - Titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET), de um diploma de técnico superior profissional (DTeSP) ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.   As candidaturas para ingresso nos CTeSP são apresentadas online no portal do P.PORTO. https://portal.ipp.pt > Candidaturas > Cursos Técnicos Superiores Profissionais