Entrada > Ensino > CURSOS > CTeSP > ESE > Curso Técnico Superior Profissional - Ilustração e Produção Gráfica - Ilustração e Produção Gráfica Plano 1

Curso Técnico Superior Profissional - Ilustração e Produção Gráfica - Ilustração e Produção Gráfica Plano 1

O Técnico Superior Profissional em Ilustração e Produção Gráfica é um profissional capaz, de conceber, planear e executar ilustração e objetos gráficos de comunicação, de forma autónoma e precisa, integrando tecnologias digitais e analógicas, considerando a quantidade e qualidade da reprodutibilidade na produção.

 

Diurno
213 Áudio-visuais e produção dos media
Número: R/CR 18/2016
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 3571/2018
Data:
19/03/2018
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Desenho de Observação Semestral 6.0
Design de Comunicação e Produção Gráfica Semestral 6.0
Estruturas Narrativas Semestral 3.0
História do Design e da Ilustração Semestral 4.0
Ilustração para o Universo Editorial Semestral 8.0
Inovação e Empreendedorismo Semestral 3.0
Metodologia de Projeto Semestral 3.0
Oficina de Português Semestral 3.0
Processos e Materiais de Representação Semestral 8.0
Tecnologias Digitais 2D e 3D Semestral 9.0
Tipografia e Técnicas de Impressão Semestral 8.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Estágio Semestral 30.0
Ilustração para Ambientes Digitais Semestral 9.0
Produção de Vídeo e Áudio Semestral 9.0
Projeto Final Semestral 12.0
Criar e gerir o negócio próprio ou participar em equipas de conceção e produção de ilustração e composição gráfica de texto com imagem. Elaborar projetos de cariz artístico e comercial, a partir da seleção e aplicação de técnicas e ferramentas adequadas à concretização otimizada de objetos gráficos de comunicação visual ou audiovisual, quer sejam estáticos ou animados. Desenvolver e concretizar a composição de layouts de paginações aplicadas à banda desenhada e à ilustração para storyboards e livros académicos, utilizando programas informáticos aplicados ao grafismo de desenho, ilustração e paginação. Realizar produtos gráficos e de ilustração de âmbito artístico e/ou comercial, envolvendo a prestação de serviços à comunidade e a cooperação nas áreas culturais, científicas e tecnológicas, de maior valor acrescentado e com maior qualidade e capacidade competitiva. Gerir e controlar a produção técnica de produtos gráficos e otimizar processos de pré-impressão, impressão e acabamento, nos diversos registos da ilustração, de forma a obter a qualidade pretendida na reprodução de objetos gráficos. Definir e coordenar a implementação de uma estratégia de divulgação, promoção e comercialização dos produtos e serviços próprios ou da empresa em que se integre. Criar e tratar imagens vídeo e fotográficas a partir de diversos métodos e recursos artísticos e tecnológicos, articulando-os a diferentes formas registo, de transmissão e de apresentação da obra audiovisual no contexto das aplicações multimédia. Assegurar a manutenção das instalações e equipamentos necessários às atividades da empresa em que se integre e assegurar o respeito pelas normas de segurança e a legislação aplicável à atividade profissional. Executar protótipos para a apresentação de propostas de projetos a clientes, mediante a elaboração de portefólios com recurso a memórias descritivas, especificações técnicas e simulações gráficas, respeitando as suas necessidades e expectativas.

1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente. 2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março). 3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior. 4. Aproveitamento na disciplina de Português ou na disciplina de Desenho.