Ópera Estúdio

Diretor Artístico do Ópera Estúdio da ESMAE: António Salgado.

A fundação do Opera Estúdio da ESMAE veio preencher uma lacuna há muito tempo existente no panorama nacional na área da formação especializada em ópera nas suas diversas vertentes, e na sua relação intrínseca com o processo de concepção, produção, realização e apresentação do espetáculo ÓPERA.

O Estúdio de Ópera encontrou na ESMAE, e na transversalidade do conjunto dos departamentos existentes de Música e Teatro, um lugar privilegiado para a produção de ópera, onde inaugurou em 2012 com a Mahagonny Songsspiel e Os Sete Pecados Mortais de Kurt Weill/Brecht, a temporada de ópera da ESMAE. Em março 2013, L´Enfant et les Sortilèges de Maurice Ravel; maio de 2013, The Fairy Queen, de Henry Purcell; junho de 2013, Dialogues des Carmelites de Francis Poulenc; julho de 2013, A Flauta Mágica de W. A. Mozart/Konwitschny; dezembro de 2013, Dolorosa Speciosa de Vivaldi/Bach; março de 2014, A Hora Espanhola de Ravel; junho de 2014, O Auto da Índia de Gil Vicente.

Seguem-se: abril de 2015, Spekularis de Marcos Barbosa; maio de 2015, Opera dos Três Vinténs de Kurt Weill/Brecht; em junho de 2015, o Projecto Ulisses (inserido no projecto europeu de Opera and Landscape) e em julho de 2015, Ordo Virtutum, de Hildegard von Bingen. Em março de 2016 apresentou o espetáculo, criação coletiva, a Audição, no Teatro Vilarinha e que repetirá em março de 2017. Em maio, de 2017 será apresentada, em itinerância, a ópera Cosi fan tutte de Mozart, em Portimão, Castelo Branco, Famalicão e Porto, e em julho a Cantata Cénica de Isabel da Rocha, e em setembro a estreia moderna da ópera de Marcos Portugal, La Donna di Genio Volubile.

O Estúdio de Ópera da ESMAE conta com a colaboração da Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais da ESMAE que é desde 26 de maio de 2013, Associated Partner do ENOA – European Network of Opera Academies. Desde 2016, com a entrada da Pós-graduação em Ópera da ESMAE como partner para a rede alargada da European Opera Academies (EOA), o Ópera Estúdio da ESMAE poderá a partir do ano letivo 2016/17 concretizar o objectivo de internacionalizar as suas produções.

+ info

Combined Shape

Navigation