Deteção precoce e monitorização da progressão metabólica da diabetes tipo 2

NORTE-01-0145-FEDER-024325



Designação:
Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT)
Programa Operacional: Programa Operacional Regional do Norte; Programa Operacional Regional de Lisboa
Objetivo Temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Prioridade de Investimento: PI 1.1 - O reforço das infraestruturas de investigação e inovação (I&I)
Tipologia de Intervenção: TI 45 - Investigação científica e tecnológica

O grande investimento na investigação na DM permitiu a identificação de biomarcadores que poderão ser utilizados para descrever a progressão de uma fase subclínica para uma fase clínica da diabetes.

Neste contexto, urge determinar os valores de referência destes novos biomarcadores na população. Para indivíduos considerados de alto-risco de progredirem para a doença o acompanhamento é essencial, mas até ao momento não existe tecnologia point of care (POC) que permita ao clínico fazer esta monitorização.

O projeto BIO4DIA pretende, por isso, contribuir para o desenvolvimento de novos dispositivos (biosensores) tendo em vista a deteção precoce da instalação da T2D e a avaliação da sua progressão mediante tecnologia POC de ponta, barata e sensível, mas sobretudo de fácil utilização em consultório na presença do doente. Os protótipos dos dispositivos desenvolvidos serão sujeitos a um pré-teste num ambiente real para testar o proof of concept e validação dos dados analíticos, colocando o protótipo do dispositivo a desenvolver (biossensor) num nível de tecnologia Technology Readiness Levels (TRL) entre 3 e 4.

O grupo do P.PORTO é liderado por Rúben Fernandes, o grupo do ISEP é liderado por Goreti Sales e o grupo da APDP é liderado por João Raposo. O grupo liderado por Rúben Fernandes reúne um conjunto de docentes e investigadores de escolas do P.PORTO. Goreti Sales do ISEP é a fundadora e coordenadora do BIOMARK, um centro de investigação integrado no Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS). João Raposo é o Director Clínico da APDP.

Serão tidos em conta os Domínios Prioritários da Estratégia de I&I para uma Especialização Inteligente Nacionais (Portugal 2020) nomeadamente Saúde e Tecnologias de Produção e Industriais de Produto. Atendendo ao domínio da Saúde, serão visadas as principais áreas de atuação: Biotecnologia e Saúde e Doenças (Diabetes), Investigação translacional e Sinergias com Biomateriais e Nanomedicinas. No que concerne às Tecnologias de Produção e Indústrias de Produto será visada a principal área de atuação de produtos inovadores e alto valor acrescentado.

O projeto BIO4DIA estará devidamente alinhado com o seguinte desafio social: Saúde, Alterações Demográficas e Bem-Estar. Em particular o BIO4DIA está perfeitamente enquadrado com três das suas linhas gerais:

  • i) Compreensão de fatores determinantes da Saúde
  • ii) Prevenção, tratamento, vigilância e gestão de doenças (diabetes), bem como
  • iii) Saúde ao longo da vida

    Ficha Projeto
Combined Shape

Navigation